Card Games

Review

Review: Ruff Ghanor, o Deckbuilder Desafiador do Jovem Nerd!

, Comment regular icon1 comments

Ruff Ghanor foi lançado e mostrou que é um dos melhores deckbuilders atuais. Conheça mais sobre esse jogo brasileiro criado pela equipe do Jovem Nerd!

Edit Article

Table of contents

  1. > Introdução
  2. > Veredito Final e Conclusão

Introdução

Image content of the Website

Criado por Alexandre Ottoni (@jovemnerd) e Deive Pazos (@azaghal), Jovem Nerd começou inicialmente como um blog pessoal para falar de Star Wars. Ao longo dos anos, se tornou um portal gigantesco sobre os mais variados temas da cultura nerd. Nerdcast (o programa semanal de podcast) se tornou um dos maiores podcasts do Brasil, e conquistou muito sucesso com os seus especiais, dentre eles, os de RPG.

Em um desses especiais de RPG, fomos apresentados a Ruff Ghanor, que foi muito popular entre os seguidores deste portal. Graças a sua repercussão, o que inicialmente era um RPG entre amigos se tornou um livro, e recentemente se tornou um jogo para diversas plataformas.

Veredito Final e Conclusão

Image content of the Website

Ruff Ghanor me surpreendeu de forma bastante positiva, pois é um deckbuilder excelente, e não está longe de outros jogos do gênero que já são populares no mercado. Sua dificuldade inicial pode assustar os jogadores que não estão acostumados com este gênero, mas, graças ao seu sistema de farm no ato 2, o fato de podermos editar o deck inteiro logo no primeiro encontro do jogo, e os recursos adicionais obtidos na Forja, ele é extremamente prazeroso, divertido, desafiador, e satisfatório. A cada carta nova que liberamos, cada avanço na campanha, e run que completamos, o jogo se torna melhor e mais divertido.

O jogo também tem uma arte incrível, assim como o seu elenco de dublagem, que aparece nas cinematics. Podemos citar inclusive vozes extremamente marcantes da dublagem brasileira, como Guilherme Briggs, que é a voz do próprio Ruff Ghanor.

A trilha sonora é agradável e não é enjoativa. O sistema de status é bem implementado e balanceado, e força o jogador a prestar atenção nas jogadas dos inimigos, o próprio deck, e outros elementos. O jogo também não é linear, e, ao invés disso, é sempre dinâmico e tem um loop de gameplay muito satisfatório.

Para finalizar o jogo pela primeira vez, o jogador pode levar de 7 a 11 horas, dependendo da sua habilidade. Para aqueles que buscam os 100%, esta conquista pode levar mais de 17 horas.

Dou uma nota 8.5/10 para Ruff Ghanor, que se tornou um dos melhores jogos brasileiros já lançados, e é um deckbuilder excelente.

Você já conhecia o Jovem Nerd e Ruff Ghanor? O que espera de talvez futuras DLCs ou quais outros universos originais do Jovem Nerd deveriam ganhar seus próprios títulos? (Por favor, criem algo relacionado ao Protocolo Bluehand!).

Ad

Confiram também o nosso último review sobre Dominion, um jogo de tabuleiro excelente que agora está disponível digitalmente na Steam!link outside website